Visita ao embaixador da Finlândia

Na tarde de terça-feira, dia 21 de janeiro, o Comandante-Geral, Cel. Lisandro Paixão dos Santos, o Subcomandante-Geral, Cel. Marcelo Teixeira Dantas, e o Major Efraim, chefe da ASCOP, fizeram uma visita de cortesia ao embaixador da Finlândia, SE. Sr. Jouko Leinonen.

Durante a visita, agendada a pedido do Comandante-Geral através da Assessoria Internacional, foi possível estreitar os laços entre o país escandinavo e a  nossa Corporação, além de conhecer um pouco mais sobre a Finlândia e sua maior colônia no Brasil, Penedo, no Rio de Janeiro.

Além disso, a visita de cortesia do Comandante-Geral foi uma ótima oportunidade de celebrar os 100 anos de Relações Diplomáticas entre Brasil e Finlândia, completados no último ano.

As relações entre Brasil e Finlândia se iniciaram em 1919, quando o Brasil reconheceu a independência Finlandesa do Império Russo, mas as relações entre os dois países já aconteciam antes disso através de um intensa rota comercial que exportava café brasileiro ao país nórdico. O Brasil doou, inclusive, 10 mil sacas de café para a Finlândia durante a 2ª Guerra Mundial. Os finlandeses são o povo que mais consome a bebida no mundo inteiro.

Ademais, as relações entre a Finlândia e o Brasil  já trouxe frutos para Corpos de Bombeiros de outro estados, como o Parana, que recentemente adquiriu caminhões com plataforma de uma empresa finlandesa.

O CBMDF e a ASCOP agradecem a oportunidade da visita e a estima do embaixador finlandês, e desejam que cada vez mais os laços de amizade e cooperação se fortaleçam entre as nossas instituições.